CONVIDADOS CONFIRMADOS
bernardo melo franco
É colunista de política do GLOBO. Também passou pelo Jornal do Brasil e pela Folha de S.Paulo. Foi correspondente em Londres e repórter no Rio, em São Paulo e Brasília. É autor de "Mil Dias de Tormenta - A crise que derrubou Dilma e deixou Temer por um fio", recém-lançado pela Companhia das Letras.
rodolfo schneider
Rodolfo Schneider é, atualmente, diretor de jornalismo da Band no Rio de Janeiro. Também é âncora na TV e na Rádio BandNews FM, onde apresenta o jornal BandNews Rio 1ª Edição e a coluna "Fala, Alemão!" na 2ª Edição do noticiário. O jornalista passou pela coordenação do jornal local da TV Bandeirantes, assumiu a chefia de redação da rádio e também chegou a ser âncora do Jornal do Rio. Neste ano, mediou os debates dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro e teve participação ativa nos programas políticos da emissora.
andrea dip
Andrea Dip é repórter especial na Agência Pública de Jornalismo Investigativo e cobre temas relacionados a gênero, infância e sistema carcerário, entre outros.Trabalha com jornalismo em direitos humanos desde 2001 e já teve reportagens publicadas em diversos veículos. Recebeu seis prêmios de jornalismo em Direitos Humanos e foi finalista do Prêmio Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano, em 2015 com a primeira reportagem investigativa feita totalmente em quadrinhos no país. Em junho deste ano lançou seu primeiro livro reportagem, "Em nome de quem? A bancada evangélica e seu projeto de poder"
joão feres
Possui mestrado em Filosofia Política pela UNICAMP e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de ciência política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É, desde 2010, professor de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), onde é hoje diretor. É coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), do Observatório das Ciências Sociais (OCS), do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) e do Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público (LEMEP), no âmbito do qual está o site Manchetômetro, dedicado à análise diária da cobertura midiática da política. Tem publicações nas áreas de mídia e política, teoria política, história dos conceitos, políticas de ação afirmativa, relações raciais e história e desenvolvimento das ciências sociais.
chico otávio
Repórter especial da editoria de Política do jornal O Globo e professor de jornalismo da PUC-Rio, Chico Otávio passou também pelas redações da Última Hora e do Estado de São Paulo. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ganhou o Prêmio Esso seis vezes e escreveu dois livros: “Os porões da contravenção”, junto com Aloy Jupiara, e “Você foi enganado: mentiras, exageros e contradições dos últimos presidentes do Brasil, com Cristina Tardáguila.
elis monteiro
Elis Monteiro é especialista em Planejamento Estratégico de Marketing com foco em conteúdo e performance digital tanto em web quanto em mídias sociais. Como executiva, passou pela ONG Comitê para a Democratização da Informática (CDI, atual Recode), onde exerceu o cargo de Gerente de Relações Públicas e Mídias Sociais; pela Fundação Roberto Marinho, onde foi Coordenadora de Imprensa e, em seguida, consultora responsável por projetos digitais de perfis do Telecurso e do Prêmio Jovem Cientista; pela RioFilme, onde foi responsável pela comunicação em Mídias Sociais da instituição; pelo Sesc Rio e pelo Sistema Fecomércio RJ, onde foi gerente de Mídias Digitais. Jornalista de formação, Elis é, atualmente, consultora e professora de Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Instituto Europeo di Design (IED) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
lucas calil
Lucas Calil Guimarães Silva é doutorando e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFF. Trabalha na FGV DAPP desde 2014 como pesquisador sênior de políticas públicas, atuando como linguista e analista de redes sociais. No âmbito de pesquisas da FGV/DAPP, desenvolve estruturas linguísticas para a categorização do debate público na web, contemplando temas como economia, segurança pública, imigração e eleições. Recentemente, apresentou a metodologia de pesquisa em redes sociais desenvolvida pela FGV DAPP (em artigo escrito em coautoria com Tatiana Ruediger) no Congresso Internacional da IPSA (Associação Internacional de Ciência Política), na Austrália. Também foi jornalista de esportes de Extra e O Dia e, em 2013, venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo por reportagem sobre os gastos públicos com os Jogos Pan-Americanos de 2007.
rebeca letieri
Rebeca Letieri se graduou na UFF, fez mobilidade internacional na Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto em Portugal. Em seguida, Rebeca trabalhou na assessoria no governo do Rio de Janeiro e na prefeitura de Niterói. Ela ainda foi repórter de geral no Jornal O Fluminense. Trabalha atualmente na editoria de Política do Jornal do Brasil, recém-lançado em papel.
robson sales
Robson Leite se formou em Jornalismo na UFF em 2011 e, em seguida, entrou para a reportagem da CBN ainda como trainee. Ele cobriu a Rio+20, a tragédia provocada pela chuva e pelo descaso na região serrana, as eleições de 2012 e 2014 e o início da Operação Lava-Jato. Em janeiro de 2015, estreou como repórter no Valor Econômico e passou a cobrir os principais indicadores econômicos divulgados pelo IBGE, FGV e consultorias. Cobriu também a Olimpíada de 2016 com a responsabilidade de ir além do esporte. Agora, é produtor de reportagem na GloboNews, integrando o recente núcleo de economia.
maria clara vieira
Maria Clara Vieira trabalha na sucursal carioca da revista Veja desde 2016. Formada pela UFF em 2017, ela tem passagens pelo Instituto Vital Brazil, Editora da UFF e Jornal O Dia, além de ter participado da rádio Nas Ondas do IACS, ter sido monitora de Seminários de Política e Poder e ter estudado durante um semestre de 2014 na Universidade do Porto, em Portugal. Na Veja, ela cobre educação, entretenimento e comportamento. Em 2018, recebeu o prêmio IMPA de Jornalismo por uma matéria sobre a Olimpíada Internacional de Matemática.
igor pinheiro
Igor Pinheiro é do Rio de Janeiro e vive em São Paulo. Graduado em Jornalismo pela UFF e com formação em Produção e Pesquisa Audiovisual pela Faetec, ele trabalhou por seis anos com edição de vídeo no Esporte Interativo até o encerramento do canal para a televisão. Em 2016, realizou o curta-documentário Nada Contra, sobre LGBTfobia, como Trabalho de Conclusão de Curso e é participante do coletivo VoteLGBT, que busca aumentar a representatividade de LGBTs na política institucional brasileira.
Eduardo Heleno de Jesus Santos
Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense - UFF. Jornalista formado pela UFF em 2006. Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela UFF (2009 e 2015). Elabora pesquisas principalmente nos seguintes temas: forças armadas e sociedade, democracia, ditadura militar, políticas públicas de defesa, relações internacionais e integração sul-americana. Coordena o MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais e o grupo de desenvolvimento acadêmico Monitor Sul-americano. Foi correspondente freelancer do El Mundo (2009-2010), e trabalhou no bureau regional da McClachy Newspapers/Miami Herald no Rio de Janeiro(2005-2007).
Cristina Tardáguila
Fundadora e diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila nasceu em Belo Horizonte e cresceu no Rio de Janeiro. É graduada e pós-graduada em Jornalismo (pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, na Espanha, respectivamente). Possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas-RJ e, desde novembro de 2015, dirige a Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil. Em seu currículo como repórter e editora, acumula passagens pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, além da revista piauí. Cristina é ainda autora dos livros "A arte do descaso", que conta a história do principal roubo de arte do Brasil, e "Você foi Enganado", sobre as mentiras dos últimos presidentes do país - ambos editados pela Intrínseca. Apresentou dois TEDx sobre notícias falsas e foi duas vezes finalista no "Prêmio Comunique-se", na categoria jornalista empreendedor.
Felipe de Moraes Borba
É professor adjunto e chefe de do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e coordenador da empresa Júnior dos alunos de Ciência Política da UNIRIO, Potentia, e do Grupo de Investigação Eleitoral da UNIRIO, GIEL. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, possui mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e doutorado e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP - UERJ). Sua área de estudos e atuação possui foco em temas como eleição, campanha eleitoral, democracia, propaganda negativa e propaganda eleitoral.
ana rita cunha
Ana Rita Cunha é editora e pauteira do Aos Fatos. Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes. É mestranda em sociologia e antropologia na UFRJ.
denise ribeiro
Formada em Comunicação Social com vasta experiência em jornalismo diário, formação de equipe, gestão de pessoas e gestão de crises. Chefe de reportagem desde a fundação do Jornal EXTRA, da Infoglobo. Editora responsável pelas reportagens mais premiadas do jornal como Dona Vitória da Paz (que tratava a vida de uma senhora que gravou o tráfico no morro do Cantagalo e teve que deixar sua casa) e Adeus, Futuro (sobre crianças que não tinham direito à educação). Criação do site do EXTRA. Vencedora do Prêmio Esso de 2015 na categoria Primeira Página. Assesora de comunicação da candidata ao Senado Aspásia Camargo.