“Feliz ano velho” foi o ensaio escolhido para a categoria de Fotojornalismo.
Por Naíse Domingues
O ex-aluno Lucas Calil e a aluna Bruna Rezende com o grupo 3º colocado na categoria Reportagem
A 6ª edição do Prêmio Controversas foi um sucesso. Classificada pelo júri como uma das disputas mais acirradas dos últimos anos, a edição teve os estudantes Marco Mazante Serra e Natasha Mastrangelo como os grandes vencedores da noite. A cerimônia foi realizada no dia 27 de novembro, segundo dia da XIV edição do Controversas, no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.
Natasha foi a primeira colocada da categoria Reportagem, com o tema “Inclusão e Permanência: Políticas de Cotas para Pessoas Transexuais Travestis na Pós-Graduação”. A reportagem foi feita para a web. Ao receber o prêmio, a estudante reafirmou a importância de discutir o tema no meio universitário e disse estar muito contente com o reconhecimento do trabalho. Já Marcos Mazante venceu a categoria Fotojornalismo com o trabalho “Feliz Ano Velho”, considerado relevante devido ao momento político que o país enfrenta. Ele produziu o ensaio durante a campanha eleitoral de 2018.
Aluno Marco Mazante, vencedor da categoria de Fotojornalismo
O trabalho que ficou como segundo colocado na categoria de Reportagem foi “Mães Universitárias”, produzido pelos estudantes Nathalia Duarte, Amanda Guimarães, Jorge Barbosa, Luiz Felipe Garcia Gonçalves e Lucas Rocha. A matéria ganhou destaque entre os jurados pela sensibilidade ao retratar a realidade de mães que estudam na UFF e precisam deixar seus filhos na creche da universidade. No discurso, os membros do grupo vencedor ressaltaram a importância dos alunos se envolverem com os diversos setores da universidade, como a creche.
A reportagem radiofônica “MPB FM - Todo mundo amava”, produzida pelos alunos Filipe Pavão Ferreira, Jéssica Riquena da Costa e Victoria Rohan ficou com o terceiro lugar da categoria. Os prêmios foram anunciados e entregues pelos ex-alunos Rebeca Letieri, Igor Pinheiro, Robson Sales e Lucas Calil, que também participaram como palestrantes no Controversas este ano.
O ex-aluno Lucas Calil e a aluna Bruna Rezende com o grupo 3º colocado na categoria Reportagem
Na premiação de Fotojornalismo, o segundo lugar ficou com “Transgressão: ternura e teimosia” da aluna Maria Eduarda Gouveia Martins Monteiro de Barros. O trabalho “Arte e fé nas ruas de São Gonçalo”, da estudante Thaís Gesteira, completou a categoria.
Ganhadores do prêmio com alunos e Igor Pinheiro.
Nesta edição, os vencedores de todas as categorias foram premiados com um kit cultural, com livros doados pela EDUFF e ingressos para cinema e teatro, doados pelo Centro de Artes da UFF. Os primeiros colocados também receberam um jantar no valor de R$ 130,00 na pizzaria Tra I Gustti e bijuterias doadas pela fabricantes de acessórios Brigitthy. Outros apoiadores do prêmio foram Prograd, Clube de Engenharia e o Globo Universidade.
Commentaires