Por Bruna Rezende Leite
As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Controversas de Jornalismo, promovido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, já estão abertas e vão até o dia 5 de novembro. O prêmio tem como objetivo incentivar a produção de reportagens e fotografias jornalísticas dos estudantes de Comunicação Social da UFF (habilitação Jornalismo) e Jornalismo. Alunos da Universidade que tenham cursado disciplinas na área também podem participar.
Já tradicional no departamento, o prêmio será julgado por jornalistas e fotojornalistas admirados pela qualidade do seu trabalho, muito deles ex-alunos da UFF. Neste ano, os vencedores serão escolhidos por: Marizilda Cruppe, Fábio Caffe, Tony Quiroga e Rômulo Quadra, na categoria Fotojornalismo. Anabel Soares, Gabriel Fricke e Carlos Briggs compõem o júri da categoria Reportagem, para a mídias tevê, rádio, web e impresso.
A equipe de produção irá oferecer aos vencedores um troféu em formato de foca com a cor do Casarão da Lara Vilela (cor-de-rosa), de design desenvolvido pelo professor Ildo Nascimento. Além disso, aos alunos que conquistarem o “pódio”, serão entregues prêmios surpresa, oferecidos por empresas e instituições apoiadoras do evento.
A cerimônia de premiação vai acontece no último dia do Controversas, 27 de novembro. Nesta edição, o evento traz como tema as Eleições 2018, sob o título O Jornalismo em Xeque: a Urna na era das Redes.
“O evento tem se caracterizado pela forte troca de experiências e inquietações entre jornalistas, alunos e professores da UFF. Já o prêmio acaba funcionando como um complemento às palestras e debates, no reforço à formação dos alunos. O objetivo é incentivar a produção dos estudantes e reconhecer os melhores trabalhos que estão sendo realizados no curso”, explica a professora Larissa Morais, coordenadora do evento e do prêmio.
A ideia de criar a premiação foi de um ex-aluno, Mário Cajé, atualmente jornalista da Globonews. A professora Larissa Morais conta que ele fazia parte da produção do Controversas e trabalhou muito pela realização da primeira edição do Prêmio. “Cada grupo de alunos deixa sua contribuição, e essa é uma das características mais bacanas desse projeto”, acrescenta Larissa.
O regulamento para as inscrições, você encontra no link https://premiocontroversasuff.wordpress.com/regulamento-2018/.
Comments